Pós-graduação em

Psicologia Cognitiva e Comportamental

Psicologia

Carga horária

720 h

Conclusão mínima

4 meses

Desconto por tempo limitado

Pós-graduação

Pós-graduação em

Psicologia Cognitiva e Comportamental

de R$ 1149,90

por

R$ 198,90

no PIX

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Psicologia Cognitiva e Comportamental

Psicologia

Carga horária

720 h

Conclusão mínima

4 meses

Desconto por tempo limitado

Pós-graduação

Pós-graduação em

Psicologia Cognitiva e Comportamental

de R$ 1198,80

por

R$ 198,90

no PIX

Sobre a Pós-graduação em

Psicologia Cognitiva e Comportamental

O curso de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva e Comportamental, tem como objetivo capacitar os alunos para aplicar intervenções utilizando a terapia cognitivo comportamental e atuar frente aos casos clínicos de depressão, ansiedade, transtornos alimentares entre outros.

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

Nesta disciplina, os estudantes de pós-graduação em Psicologia Cognitiva e Comportamental serão introduzidos aos princípios éticos e profissionais que norteiam a prática da psicologia. Serão discutidos os códigos de conduta e as diretrizes éticas específicas para a atuação na abordagem cognitivo-comportamental. Os alunos serão incentivados a refletir sobre questões éticas e morais que podem surgir em sua prática profissional, bem como a tomar decisões baseadas em princípios éticos sólidos. Serão abordadas temáticas como confidencialidade, respeito à autonomia do paciente, responsabilidade profissional e defesa dos direitos humanos.

Nesta disciplina, os alunos irão adquirir conhecimentos e habilidades relacionados à metodologia científica aplicada à psicologia cognitiva e comportamental. Serão apresentados os principais métodos de pesquisa utilizados na área, incluindo o delineamento de estudos experimentais, a coleta de dados e a análise estatística. Os estudantes aprenderão a desenvolver projetos de pesquisa, a avaliar criticamente a literatura científica e a utilizar evidências científicas para embasar suas práticas de intervenção. Serão discutidos também aspectos éticos envolvidos na pesquisa e na prática da psicologia cognitiva e comportamental.

Esta disciplina aborda os direitos humanos no contexto da psicologia cognitiva e comportamental. Os alunos irão explorar os princípios e os instrumentos jurídicos nacionais e internacionais que protegem os direitos das pessoas atendidas na prática psicológica. Serão discutidos temas como igualdade de acesso aos serviços de saúde mental, privacidade, dignidade, respeito à diversidade e inclusão social. Os estudantes serão incentivados a refletir sobre a importância de promover os direitos humanos em sua prática profissional e a atuar de forma ética e responsável em relação aos direitos dos indivíduos.

Essa disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes de pós-graduação em Psicologia Cognitiva e Comportamental na comunicação e interação com pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Os alunos aprenderão a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o sistema linguístico utilizado pela comunidade surda no Brasil. Serão abordados aspectos linguísticos, culturais e históricos relacionados à Libras, bem como estratégias de comunicação inclusiva. Os estudantes serão incentivados a desenvolver habilidades de comunicação efetiva e a promover a acessibilidade e a inclusão das pessoas surdas em sua prática profissional.

Esta disciplina prepara os alunos para a atuação como docentes no ensino superior na área da psicologia cognitiva e comportamental. Serão abordados temas relacionados à pedagogia, didática e práticas de ensino voltadas para a formação de profissionais da área. Os estudantes aprenderão a planejar e ministrar aulas, utilizar estratégias pedagógicas adequadas ao ensino superior, avaliar a aprendizagem dos alunos e desenvolver materiais didáticos. Serão discutidas também questões éticas e profissionais relacionadas à docência no ensino superior, visando à formação de profissionais qualificados e éticos na área da psicologia cognitiva e comportamental.

Nesta disciplina, os estudantes de pós-graduação em Psicologia Cognitiva e Comportamental serão introduzidos às inovações tecnológicas e sua aplicação na prática clínica. Serão exploradas as novas tecnologias e ferramentas digitais que podem ser utilizadas como recursos complementares no diagnóstico, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Os alunos irão analisar as possibilidades e desafios do uso de inovações tecnológicas, como aplicativos móveis, realidade virtual e plataformas online, no contexto da terapia cognitivo-comportamental, visando uma prática clínica atualizada e eficaz.

Esta disciplina aborda a dependência emocional e suas implicações na saúde mental. Os alunos irão explorar as bases teóricas da dependência emocional, os fatores que a influenciam e as suas manifestações clínicas. Serão discutidos os principais modelos de intervenção e estratégias terapêuticas para o tratamento da dependência emocional, com enfoque na abordagem cognitivo-comportamental. Os estudantes serão incentivados a desenvolver habilidades de avaliação, diagnóstico e intervenção na dependência emocional, visando promover o bem-estar emocional e relacional dos indivíduos.

Nesta disciplina, os alunos irão explorar o mau uso da mídia eletrônica e suas implicações na saúde mental dos adolescentes. Serão discutidos os impactos negativos do uso excessivo e inadequado de dispositivos eletrônicos, redes sociais e jogos digitais na saúde emocional e comportamental dos jovens. Os estudantes irão analisar as possíveis consequências, como ansiedade, depressão, problemas de sono e dificuldades de relacionamento, e aprenderão estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais para promover um uso saudável e equilibrado da mídia eletrônica na adolescência.

Esta disciplina aborda a terapia cognitivo-comportamental no contexto das disfunções sexuais. Os alunos irão estudar os fundamentos teóricos e as técnicas de intervenção específicas para o tratamento das disfunções sexuais, como disfunção erétil, vaginismo, dispareunia e falta de desejo sexual. Serão abordados aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais relacionados à sexualidade humana, bem como estratégias terapêuticas para a promoção de uma sexualidade saudável e satisfatória. Os estudantes irão desenvolver habilidades de avaliação, formulação de casos e intervenção na terapia cognitivo-comportamental das disfunções sexuais.

Nesta disciplina, os alunos irão estudar a aplicação da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da dependência química. Serão abordados os fundamentos teóricos da dependência química, as características do processo de mudança e as estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais para o manejo da dependência de substâncias. Os estudantes irão analisar os modelos de intervenção e as técnicas terapêuticas utilizadas na abordagem cognitivo-comportamental, visando à redução do uso de substâncias, à prevenção de recaídas e à promoção da qualidade de vida dos indivíduos em recuperação.

Nesta disciplina, os alunos irão estudar a aplicação da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão e dos transtornos de ansiedade e de humor. Serão abordados os fundamentos teóricos desses transtornos, as estratégias de avaliação e a formulação de casos clínicos. Os estudantes aprenderão as técnicas terapêuticas específicas para o tratamento da depressão, como reestruturação cognitiva, atividades comportamentais e prevenção de recaídas. Também serão discutidas as abordagens e técnicas utilizadas no manejo dos transtornos de ansiedade e de humor, visando à promoção do bem-estar psicológico e emocional dos indivíduos.

Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre a aplicação da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar. Serão abordados os fatores cognitivos, comportamentais e emocionais envolvidos nesses transtornos, assim como as estratégias terapêuticas específicas para promover a mudança de comportamentos alimentares disfuncionais e melhorar a imagem corporal. Também serão discutidas questões relacionadas à obesidade e a sua abordagem terapêutica na perspectiva cognitivo-comportamental.

Nesta disciplina, os alunos irão explorar a terapia comportamental aplicada ao contexto infantil. Serão discutidos os princípios e as técnicas da terapia comportamental, adaptados para o atendimento de crianças. Os estudantes aprenderão estratégias terapêuticas eficazes para o manejo de problemas comportamentais, como oposição e desobediência, dificuldades de sono, problemas de alimentação e enurese/noturna. Serão abordados também aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil, avaliação comportamental e intervenção precoce. Os alunos serão incentivados a adquirir habilidades práticas para o trabalho terapêutico com crianças, promovendo o seu desenvolvimento saudável e adaptativo.

Esta disciplina apresenta a terapia do esquema como abordagem terapêutica eficaz para o tratamento dos transtornos de personalidade. Os alunos irão estudar os princípios teóricos da terapia do esquema, assim como os conceitos-chave, como modos disfuncionais e esquemas precoces desadaptativos. Serão abordadas as estratégias terapêuticas específicas para o manejo dos transtornos de personalidade, visando à mudança de padrões comportamentais disfuncionais e à promoção do bem-estar psicológico dos indivíduos. Os estudantes serão incentivados a desenvolver habilidades de avaliação e intervenção na terapia do esquema, a fim de contribuir para o tratamento efetivo dos transtornos de personalidade.

Nesta disciplina, os alunos irão desenvolver o seu trabalho de conclusão de curso, sob orientação de um professor. Eles terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em uma pesquisa ou projeto prático relacionado à psicologia cognitiva e comportamental. Os alunos serão orientados na elaboração do projeto, coleta e análise de dados, redação do trabalho final e apresentação dos resultados. Será incentivado o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, escrita científica e comunicação oral, visando à formação de profissionais aptos a contribuir com o avanço do conhecimento na área da psicologia cognitiva e comportamental.

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